O Grande Museu Egípcio é a mais nova atração do Cairo, no Egito. Pertinho das Pirâmides de Gizé, o local começou a receber visitantes de forma parcial em outubro.
Embora sua inauguração oficial ainda não tenha data confirmada, neste período de abertura inicial, até 4 mil pessoas podem visitar as doze galerias diariamente. A construção do local durou quase 20 anos e teve um investimento bilionário.
Logo na entrada do museu, os visitantes são recebidos por uma imponente estátua do faraó Ramsés II, que pesa 83 toneladas e tem mais de 3 mil anos de existência. As salas já abertas estão organizadas por dinastias, são um passeio pela história do Egito Antigo, com cerca de 15 mil artefatos que mostram detalhes sobre a vida, cultura e religião da civilização egípcia.
A exposição inclui uma variedade de peças históricas, como lápides, estátuas de deuses e membros da realeza, além de sarcófagos e um obelisco que fazem parte de uma escadaria com vista direta para as pirâmides. Um destaque é o uso de recursos multimídia, que ajudam a contar a história de maneira interativa, e uma galeria com realidade virtual que mostra os rituais funerários do antigo Egito.
Desde o ano passado, alguns espaços do museu, como a biblioteca, o laboratório de restauração de antiguidades e o museu infantil, já estavam abertos para visitas limitadas. Essas áreas continuam acessíveis, e as visitas podem ser agendadas com antecedência pelo site oficial.
O projeto do Grande Museu Egípcio começou a tomar forma ainda em 1992, mas as obras só começaram em 2005, enfrentando uma série de atrasos por conta de crises políticas, financeiras e, mais recentemente, a pandemia. Estima-se que mais de US$ 1 bilhão tenha sido investido até o momento na construção, que ocupa uma área de 500 mil metros quadrados e promete ser o maior museu arqueológico do mundo quando for concluído.
Uma das grandes atrações futuras do museu será a exposição completa dos itens encontrados no túmulo do faraó Tutancâmon, que incluem mais de 5 mil peças.
Atualmente, as galerias funcionam das 9h às 17h, e as demais áreas estão abertas das 8h30 às 18h. Os ingressos custam cerca de R$ 140, (1.200 libras egípcias) e a visita pode ser agendada diretamente pelo site do museu.
VÍDEOS PARA VOCÊ CURTIR:
Comments