O parafuso aéreo, uma invenção de Leonardo da Vinci com mais de 500 anos, inspirou engenheiros na criação de drones menos barulhentos.
O parafuso aéreo, um projeto considerado o precursor dos helicópteros modernos, inventado há mais de 500 anos por Leonardo da Vinci pode ajudar a resolver um problema moderno: o barulho dos drones.
A ideia do gênio serviu de base para o desenvolvimento de um design de drone mais silencioso, apresentado por engenheiros na 76ª Reunião Anual da Divisão de Dinâmica de Fluidos em Washington, DC.
Convenhamos que aquele barulhinho é chato mesmo!
A investigação da criação de Leonardo da Vinci
Um trabalho anterior de estudantes da Universidade de Maryland, que analisou a invenção de Da Vinci, foi o primeiro passo para a investigação.
A partir das medidas encontradas nesse estudo, os engenheiros criaram um modelo 3D do parafuso aéreo.
Com o ViCar3D, um software de simulação, foi possível detectar a velocidade do fluxo de ar ao redor das hélices do modelo.
Uma teoria desenvolvida pela NASA, a formulação de Farassat, também ajudou a prever os níveis de som com base nas simulações.
Os engenheiros constataram que a invenção é mais barulhenta que as pás circulares, mas também sustenta melhor sua estrutura.
Ainda em protótipo, o novo design de drones silenciosos entregará mais sustentação e menos ruído em um futuro próximo.
Grande Leonardo inspirando cientistas até hoje!
SABE PITÁGORAS? Conheça o lado místico desse grande matemático:
Comments