Afrescos de Pompéia, na Itália, foram localizados e mostram grandes heróis e mitos, como Helena de Tróia e o deus Apolo. São imagens incríveis e encantadoras.
Uma descoberta encheu os olhos de admiradores da arte e da história. Afrescos muito bem preservados, temáticos da Guerra de Troia, demonstrando Helena de Tróia e Páris em uma conversa, que adornam um salão de banquetes em Pompeia foram revelados. As obras foram encontradas no famoso sítio arqueológico próximo a Nápoles, no sul da Itália.
Os afrescos ressaltam o heroísmo e apresentam casais e divindades centrais na narrativa da Guerra de Troia — que colocou em oposição gregos e troianos, durante cerca de 10 anos, no período anterior a Cristo. Além de enaltecer figuras mitológicas, as pinturas também abordam o destino humano e as possibilidades de influenciá-lo.
O salão, com 15 metros por seis de dimensão, exibe decorações muito trabalhadas, retratando temas mitológicos nas paredes e mosaicos de fundo preto, refletindo o estilo de vida luxuoso da antiga cidade coberta pelas cinzas da erupção do vulcão Vesúvio em 79 depois de Cristo.
Entre os personagens representados estão Páris, o príncipe troiano que sequestrou a mulher do rei espartano Menelau, Helena, considerada a mais bela da Grécia, e que desencadeou a Guerra de Troia.
Também é possível observar Cassandra, irmã de Páris, e o deus Apolo — o deus da profecia e patrono dos médicos e artistas —, de quem recebe o dom de ver o futuro. Ela que alertou os compatriotas de que o cavalo oferecido pelos gregos era um subterfúgio que levaria Troia à sua ruína.
Parte da chamada "cidade perdida" segue sob detritos vulcânicos. As cinzas vulcânicas expelidas há 2 mil anos pelo Vesúvio tomaram conta da maior parte das casas de Pompeia, o que garantiu a preservação quase completa das construções, bem como muitos dos corpos dos 3 mil mortos.
ASSISTA ESTE VÍDEO ESPETACULAR:
Comments