Escavações realizadas em 2021 revelaram mais detalhes sobre como eram os costumes no maior anfiteatro usado pelo Império Romano, o Coliseu de Roma: Descubra!
Com foco no Coliseu de Roma e em cartaz nos cinemas ao redor do Brasil, 'Gladiador 2' só chegou aos cinemas norte-americanos na última sexta-feira, 22 de novembro de 2024, sendo a maior estreia da carreira de Ridley Scott fora dos Estados Unidos.
O filme, que se passa cerca de duas décadas depois do clássico de 2000, que conta com estrelas com Russel Crowe e Joaquin Phoenix, chama a atenção pelas sangrentas e belas cenas de combate protagonizadas no Coliseu de Roma — onde gladiadores participam de lutas de vida ou morte contra outros combatentes, ou até mesmo contra animais selvagens.
Escavações realizadas em 2021, mostraram algo curioso e que não foi retratado na produção: afinal, quais seriam os petiscos consumidos no Coliseu?
As descobertas
O Coliseu de Roma foi o maior anfiteatro usado pelo Império Romano. Inaugurado cerca de 81 d.C., o espaço poderia abrigar em torno de 80 mil pessoas, que acompanhavam os sangrentos espetáculos públicos de combates entre gladiadores, simulações de batalhas marítimas, caças de animais selvagens e outras práticas.
O Coliseu caiu em desuso por volta de 523, durante a Era Medieval. Mais tarde, voltou a ser utilizado com outro intuito: como oficinas, santuário cristão, sede de uma ordem religiosa e até mesmo como fortaleza.
Mas durante esses espetáculos de luta, o público que visitava o Coliseu pode ter se deliciado com petiscos: azeitonas, frutas e nozes, conforme descobriu uma equipe de arqueólogos.
Em 2021, um estudo começou no espaço, o que envolveu a limpeza de cerca de 70 metros da rede de drenagem e esgoto sob o Coliseu. Para isso, explicou a BBC, arquitetos e arqueólogos usaram robôs para navegar entre o complexo sistema de drenagem da arena romana.
As investigações ajudaram a compreender como era a vida na época e também lançaram uma luz sobre as antigas estruturas hidráulicas do Coliseu. Por lá, os pesquisadores encontraram fragmentos de comidas, como nozes, uvas, figos, cerejas e amoras.
Diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, Alfonsina Russo disse à BBC na época que a descoberta de relíquias desta natureza dão uma ideia da "experiência e dos hábitos de quem aqui vinha nos longos dias dedicados aos espetáculos".
Por fim, as escavações também revelaram moedas antigas, como 50 níquel de bronze (datados do final do período romano, entre os anos de 250 e 450) e uma moeda comemorativa celebrando os 10 anos de governo de Marco Aurélio (cunhada por volta de 170 e 171).
O que você achou disso? Escreva nos comentários!
EXPERIMENTE ESTE VÍDEO:
Amei essas informações, amo histórias e Cassiana conta muito bem. Agradeço