A cultura mesoamericana é menos procurada que a egípcia, grega ou suméria, porém não é menos interessante! Se você mora nas Américas, conheça agora a história das Américas!
Civilização Caral-Supe - Peru
A Civilização Caral-Supe, também conhecida como Norte Chico, é a mais antiga da América, florescendo entre 3500 a.C. e 1800 a.C. no atual território do Peru.
Agradecemos a um leitor por sugerir a inclusão desta importante civilização, cuja história continua a impressionar pelo seu legado cultural e arquitetônico.
Localizada na região costeira norte do país, perto dos vales dos rios Supe, Fortaleza e Pativilca, Caral é considerada contemporânea das primeiras civilizações egípcias e mesopotâmicas.
Caral é conhecida por sua avançada arquitetura, incluindo grandes pirâmides e praças circulares submersas, e por sua organização social complexa, que evidenciava um governo sofisticado e uma economia baseada na agricultura e pesca.
Apesar de não utilizarem cerâmica ou artes visuais, os caralinos desenvolveram tecnologias têxteis e possivelmente praticavam cultos religiosos.
A civilização entrou em declínio por volta de 1800 a.C., sendo eventualmente suplantada por outras culturas andinas, mas suas ruínas ainda hoje oferecem valiosos insights sobre o desenvolvimento das primeiras sociedades complexas nas Américas.
Cultura Moche - Peru
A Cultura Moche, também conhecida como Mochica ou Proto-Chimu, floresceu no norte do Peru entre 100 a.C. e 800 d.C.
Essa cultura, apesar de não formar um estado ou império unificado, demonstrou uma unidade cultural expressa através de uma rica iconografia em cerâmica e ourivesaria.
Os Mochicas não conheciam a escrita, portanto, muito do que se sabe sobre eles é baseado em artefatos que retratam cenas detalhadas da vida cotidiana, incluindo rituais, atividades econômicas e práticas sociais.
Economicamente, os Mochicas dependiam da agricultura, que era praticada nos vales costeiros e nos contrafortes dos Andes, com destaque para a agricultura irrigada, evidência de sua avançada engenharia.
Eles também eram habilidosos metalúrgicos, dominando técnicas de fundição, solda e mistura de metais para criar uma variedade de objetos, desde itens cotidianos até adornos e instrumentos musicais.
Importantes sítios arqueológicos como Huaca del Sol e Huaca de La Luna revelam a sofisticação de sua arquitetura e arte, apesar de muitas estruturas terem sido destruídas pelos conquistadores espanhóis.
Recentemente, a descoberta da tumba do Senhor de Sipán trouxe novas luzes sobre essa fascinante cultura.
Civilização Olmeca - México
Os olmecas, uma das primeiras grandes civilizações do México antigo, surgiram por volta de 2000 a.C. em Veracruz e Tabasco.
Conhecidos por sua organização social e religiosa, influenciaram culturas subsequentes em termos de religião, arquitetura e arte.
Apesar da ausência de pedra nas proximidades, construíram impressionantes edificações e criaram um avançado calendário. Sua origem e desaparecimento em torno de 1200 a.C. são pouco conhecidos.
Civilização Maia - México
A civilização maia, considerada uma das mais avançadas do México pré-colombiano, começou por volta de 1200 a.C. e atingiu seu auge entre 250 e 900 d.C.
Conhecidos por suas habilidades matemáticas e astronômicas, os maias mantinham uma sociedade estruturada em autonomias governadas por sacerdotes.
A cultura maia, que se estendeu até cerca de 1400 d.C., deixou um legado de centros cerimoniais e antigas cidades.
Civilização Asteca - México
Os astecas, guiados pela lenda de Huitzilopochtli, fundaram Tenochtitlán, que se tornou o centro do Império Asteca.
Com alianças estratégicas, dominaram outros grupos indígenas, estabelecendo um império que perdurou até a chegada dos espanhóis em 1519.
Conhecidos por sua complexa estrutura social, educativa e filosófica, seguiram as tradições das culturas anteriores.
Império Inca - Peru
O Império Inca, o maior da América pré-colombiana, foi centralizado em Cusco, Peru. Surgido no século XIII, expandiu-se entre 1438 e 1533, incorporando grande parte do oeste da América do Sul.
Os incas usaram conquistas militares e assimilação pacífica para formar um vasto império centrado nos Andes.
VÍDEOS PARA VOCÊ:
Comentários