Saiba quais são os principais ensinamentos dos estoicos.
O estoicismo é uma antiga filosofia que teve um impacto significativo no pensamento ocidental e continua a ser relevante nos dias de hoje. Fundada na Grécia antiga por Zenão de Cítio, essa escola de pensamento se concentra no desenvolvimento da virtude, na autossuficiência e na aceitação das coisas que não podemos controlar.
Seus pensadores mais famosos são o filósofo, poeta e humanista SÊNECA e o Imperador Romano MARCO AURÉLIO.
Na prática, qual é o conceito de estoicismo?
Embora o estoicismo tenha sido fundado há mais de dois mil anos, sua filosofia ainda é relevante hoje em dia, e muitas pessoas ainda estudam e praticam suas ideias em todo o mundo.
Um dos princípios da filosofia estoica nos ensina a aceitar o que não pode ser mudado, e se concentrar em controlar nossas próprias reações e emoções em relação aos eventos externos.
Outro princípio é que todos os seres humanos têm a capacidade de viver de acordo com a razão, e não somente sendo levados pelas emoções. E que isso é fundamental para alcançar a felicidade e a virtude. O estoicismo também ensina sobre a importância da autodisciplina, autocontrole e da prática da virtude. Para os estoicos, esses traços de caráter são essenciais para viver uma vida plena e significativa.
Seus principais ensinamentos são:
Virtude como o BEM supremo
Diferenciação entre o que é controlável e o que não é
Aceitação e resiliência
Autossuficiência e desapego
Controle das emoções e paixões
Viver no momento presente
Dever cívico e universalidade:
Ação ética
Basicamente, somo viver uma “boa vida” em um mundo imprevisível é o princípio fundamental do estoicismo. Atualmente, um número cada vez maior de pessoas procuram nesta antiga sabedoria, soluções para os desafios da vida contemporânea.
Quer saber mais sobre Estoicismo? ASSISTA:
Comentarios