As Tribos de Israel são clãs de ascendência hebraica, originárias da família de Jacó, da linhagem de Abraão, segundo os relatos bíblicos.
As 12 tribos de Israel é um assunto que sempre gerou curiosidade, ainda mais agora face aos conflitos recentes entre Israel e Palestina.
Essas terras onde hoje se encontram os povos israelenses e palestinos são terras povoadas desde tempo muito antigos, considerada terras santas conforme as profecias bíblicas das três grandes religiões monoteístas.
Na antiguidade chama-se Terra de Canaã, também conhecida como a Terra Prometida por Deus à Abraão, quando o Senhor lhe confiou a liderança dos povos semitas. Mas parece que essa não foi a única promessa, as promessas seriam três.
Abraão é mencionado com frequência na Bíblia. O livro de Gênesis registra a história de sua vida com muitos detalhes. Na verdade, há informações demais sobre Abraão para cobrir tudo em um artigo! Então vamos falar sobre alguns pontos chave: de acordo com os relatos das escrituras, Abraão nasceu em UR, uma cidade na região da Mesopotâmia, por volta de 2.000 anos antes de Cristo. Então Deus propôs aliança à Abraão e suas promessas foram basicamente as seguintes: herdar a terra de Canaã, descendência numerosa e bençãos sobre toda sua descendência.
Abraão e sua esposa Sara não conseguiam ter filhos, quando Deus fez a promessa, ele já tinha 75 anos, então veio Isaque (filho de sua esposa Sara - milagre). É dito que Abraão viveu 175 anos (Genesis 25).
Isaque (ou Isaac), filho de Abraão e Sara, casou-se com Rebeca e teve 02 filhos: Esaú e Jacó, este último Jacó, em um momento crucial de sua vida, “lutou contra um sério problema. Seu arbítrio foi testado".
Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa ‘permita que Deus prevaleça’. Deus então prometeu a Israel que todas as bênçãos que haviam sido pronunciadas sobre a cabeça de Abraão também seriam suas.
Jacó, agora rebatizado com o nome de Israel, teve quatro esposas: Lia, Raquel (que viria a ser a mãe de José "do Egito"), Bila e Zilpa. Com essas esposas teve 12 filhos:
Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.
Apesar destes nomes não corresponderem com exatidão aos das tribos, a origem de cada uma delas se deu ao fato deles terem liderado tribos, nas suas regiões específicas.
Sobre a diferença na nomenclatura, ocorreu que as doze tribos receberam o nome de dez dos filhos de Israel (Jacó) e de dois dos filhos de José, foram abençoados por seu avô como se fossem seus próprios filhos, são eles Efraim e Manassés. Isso teria acontecido após a saída do povo de Israel do Egito, então eles assumiram a condição de líderes.
O livro de Josué relata a conquista da terra prometida, almejada durante os quarenta anos que o povo esteve no deserto, e também conta que foi com base nas doze tribos que se organizaram a fim de dividir a terra, bem como escolher os reis da linhagem do Patriarca Abraão, a exemplo de Saul, Davi, e Salomão.
E foi após a morte de Salomão que as doze tribos se dividiram novamente e passaram a formar dois reinos: um formado por Judá e Benjamim, chamado “Reino do Sul” e teve Jerusalém como capital; e outro formado pelas dez tribos restantes, chamado “Reino do Norte”, e Samaria foi sua capital.
Quer saber mais sobre as raízes históricas da Guerra entre Israel e Palestina? Assista:
Comments